NÃO EXISTE LEITE FRACO:

5 de agosto de 2014 at 17:12 Deixe um comentário

Mother Nursing Newborn
A Organização Mundial da Saúde recomenda que as crianças sejam amamentadas exclusivamente até o 6º mês de vida. No entanto, algumas mães param de amamentar e introduzem leite artificial e outros alimentos antes dos 6 meses de vida do bebê por acharem que seu leite é fraco e/ou com pouco volume.

Sobre esse assunto, segue uma lista de orientações e dicas:

  • O leite materno dos primeiros dias após o parto até cerca de uma semana é chamado de colostro. O colostro é um líquido amarelado (ou claro), espesso e com volume de 2 a 20 ml por mamada nos três primeiros dias (características normais). Apesar do atributo normal de pouco volume esse leite é rico em minerais, vitaminas e anticorpos que conferem proteção contra vírus e bactérias. Ele é importantíssimo para os bebês e por isso é fundamental que as crianças recebam esse leite já nas primeiras horas após o parto ou até mesmo na sala de parto.
  • Durante a mamada, o leite que sai primeiro é mais aquoso (para hidratação) e o posterior é mais rico em gordura/calorias (para nutrição). Portanto, deve-se deixar o bebê esvaziar uma mama a cada mamada para depois oferecer a outra. Isso garante para criança nutrição e ganho de peso adequado.
  • Dar outros leites, alimentos ou até mesmo água e chás antes do tempo faz com que os bebês mamem menos. O leite materno é FORTE e totalmente suficiente para seu bebê até o 6º mês de vida.
  • O uso de mamadeiras e chupetas podem também interferir na “pega” e na frequência das mamadas, como resultado, a mãe produz menos leite. Deixe seu bebê mamar livremente ao peito, sem horários e restrições. Quanto mais leite o bebê retira através da mamada mais se produz.
  • Nas primeiras semanas após o parto é normal amamentar de 8 a 12 vezes em 24 horas, quem determina a frequência é o bebê.
  • Sinais de que a criança está com fome: ficar agitada, acordada, começar a fazer movimentos com a boca ou pescoço (rotação). O choro é o último indicador de fome.
  • Não existe leite fraco. O leite materno tem todas as substâncias na quantidade certa que o bebê precisa para crescer e se desenvolver sadio.

Amamente seu filho e busque ajuda profissional se surgirem dúvidas ou dificuldades!

Fonte de apoio para o texto:
Álbum seriado. Promovendo o Aleitamento Materno 2ª ed, revisada. Brasília: 2007.
Livro Nutrição: da gestação ao envelhecimento – Marcia R. Vitolo (ed.) – Rio de janeiro, 2008. 

Anúncios

Entry filed under: Amamentação, Nutrição Infantil, Uncategorized.

10 passos para o aleitamento materno bem-sucedido: Alimentação para mães durante a amamentação:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Páginas

agosto 2014
D S T Q Q S S
« abr   set »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

%d blogueiros gostam disto: