Archive for abril, 2014

Dicas de Alimentação na Páscoa

A Páscoa, para muitos, é sinônimo de refeições fartas e chocolates durante todo o feriado. No entanto, com algumas cenouradicas e cuidados podemos manter a alimentação saudável durante essa data comemorativa.

Nesse período temos o hábito de consumir frutos do mar e esse pode ser o início do consumo regular desse tipo de alimento saudável.

Os peixes e os subprodutos marinhos estão entre os principais alimentos funcionais, especialmente por serem fontes de ômega-3. Os ácidos graxos ômega-3 são encontrados respectivamente nos vegetais (soja, canola e linhaça) e em peixes de águas frias e profundas (cavala, sardinha, atum, salmão, truta, cascudo, arenque).

Estudos sugerem que a ingestão regular de ômega-3 na dieta promove redução dos triglicérides, podendo ainda exercer outros efeitos cardiovasculares (redução da viscosidade do sangue, maior relaxamento do músculo cardíaco e também efeitos anti-arrítmicos). A Associação Dietética Americana (ADA) recomenda a ingestão de 180 g ou mais de peixes ricos em ômega-3 por semana e a Sociedade Brasileira de Cardiologia aprova a utilização de ácidos graxos ômega-3 como terapia adjuvante no tratamento da hipertrigliceridemia (aumento dos triglicérides no sangue).

Dicas e sugestões:
1) Evite: preparações com molhos ricos em gordura e calorias (creme de leite, molho branco, molho de queijo) e alimentos fritos.
2) A bacalhoada é rica em calorias (170 kcal = porção média). Se for consumir, controle a quantidade ingerida.
3) Acompanhamentos: legumes frescos ou cozidos no vapor, arroz integral ou parboilizado, purê de cenoura, chuchu, mandioca ou batata, massa integral com molho de tomate, saladas e frutas.
4) Temperos: ervas e temperos naturais como manjericão, alecrim, orégano, tomilho, açafrão, pimenta, azeite extra-virgem, salsa, cebolinha, limão, laranja.

Já o alimento mais consumido por adultos e crianças durante a páscoa é o chocolate. No entanto, ele não precisa ser o vilão se for bem escolhido e consumido com moderação.

ovo de páscoaO chocolate amargo é a melhor opção entre os inúmeros tipos oferecidos no mercado e é considerado um alimento funcional devido a presença do cacau em sua composição. Os componentes encontrados no cacau, os flavonóides, atuam como antioxidantes, aumentam o HDL (colesterol “bom”), diminuem a oxidação do LDL (colesterol “ruim”), reduzem agregação das plaquetas. Além disso, atuam também na diminuição da pressão arterial, prevenindo, portanto, as doenças cardiovasculares. Lembrando que, as crianças e adolescentes também já estão apresentando fatores de risco para desenvolvimento de problemas cardíacos.

Dica: Na hora de consumir o chocolate quebre-o em pedaços pequenos e guarde em potinhos, evitando assim atacar o chocolate inteiro e de uma só vez.

Pensando nas tradicionais comemorações em família, durante a Semana Santa, a ANVISA publicou algumas dicas para facilitar a escolha dos alimentos mais consumidos nesta época: acesse o site.

15 de abril de 2014 at 15:15 Deixe um comentário

BOLO INTEGRAL DE MAÇÃ COM AVEIA

INGREDIENTES:bolo de maçã com aveia

– 3 maçãs médias;
– 3 ovos;
– ½ xícara de óleo;
– ½ xícara de chá de farelo de aveia;
– ½ xícara de chá de farinha de trigo integral;
– 2 xícaras de chá de farinha de trigo comum;
– ¾ xícara de chá de açúcar mascavo;
– 1 colher de sopa de fermento químico;
– ½ colher de sopa de canela em pó;
– 1 xícara de chá de água morna (aproximadamente).


MODO DE PREPARO:

1) Lave bem as maçãs, descasque e pique em quadrinhos. Reserve as cascas;
2) Bata no liquidificador as cascas das maçãs, as gemas, o óleo, o farelo de aveia, o açúcar mascavo e a canela em pó;
3) Bata as claras em neve e reserve;
4) Em uma vasilha grande coloque (peneirando) a farinha de trigo integral, a farinha comum, o fermento e misture bem;
5) Na mistura da vasilha adicione a pasta do liquidificador e a água aos poucos até formar uma massa cremosa. Delicadamente junte as claras em neve e por fim as maçãs picadas;
6) Unte e enfarinhe uma forma;
7) Asse em forno pré-aquecido (210 – 220ºC) por aproximadamente 40 minutos ou até se soltar da forma.


RENDIMENTO:
20 porções (6 x 6 cm).


OBS:
Por ser um bolo com fruta in natura ele possui prazo de validade menor quando mantido fora de refrigeração (aproximadamente 48h). Se desejar um prazo de validade maior, coloque na geladeira nas primeiras 24h.

15 de abril de 2014 at 00:54 Deixe um comentário

Alimentação Infantil

15 de abril de 2014 at 00:16 1 comentário

AVEIA

ImagemA aveia caracteriza-se por ser um cereal de alta qualidade nutricional e rico em fibras solúveis betaglucanas.

Estudos mostram que esse tipo de fibra  ajuda na redução moderada do colesterol sanguíneo. As betaglucanas  possuem a capacidade de aumentar a produção de ácidos biliares e  reduzir a absorção do colesterol alimentar, resultando assim na  diminuição do colesterol no sangue.

O farelo de aveia provém da camada mais externa do grão e, por isso, possui maior concentração de fibras betaglucanas que a aveia em flocos (grão prensado integralmente).

A Sociedade Brasileira de Cardiologia e a Sociedade Americana recomendam a ingestão de fibras alimentares como medida adicional para a redução do colesterol.

Mas preste atenção, a ingestão de grande quantidade de fibra pode causar gases, desconforto abdominal e constipação se não for acompanhada de um maior consumo de líquidos ao longo do dia, portanto respeite os limites recomendados.

Procure um profissional nutricionista para lhe auxiliar na quantidade e na qualidade da fibra alimentar da sua dieta.

14 de abril de 2014 at 23:47 Deixe um comentário


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