Archive for julho, 2009

Pirâmide Alimentar

O que é?

Pirâmide Alimentar é um instrumento, sob forma gráfica, de orientação da população para uma alimentação mais saudável. É composta de 04 níveis com 08 grandes grupos de produtos:

tabela pirâmide

Quanto é uma porção?

As porções da pirâmide alimentar para ADULTOS foram estabelecidas de acordo com uma dieta fixada em 2.500 calorias.

a) Nível 1 = São recomendadas 8 porções diárias destes produtos com aproximadamente 150 kcal, por porção, pois os carboidratos devem contribuir com, aproximadamente, 55% das calorias totais de uma dieta saudável.
     Ex. 150 Kcal: 4 colheres de sopa de arroz cozido, 1 ½ unidade de batata cozinha, 2 fatias de pão de forma.

b) Nível 2 = São recomendadas 3 porções de vegetais e 3 porções de frutas, ao dia, de aproximadamente 15 kcal e 70 kcal, por porção, respectivamente, pois esse grupo deve contribuir com, aproximadamente, 10% das colorias totais para se ter uma dieta saudável. 
     Ex. 15 Kcal em vegetais: 4 ½ colheres de sopa de brócolis cozido, 3 fatias de beterraba cozida, 4 fatias de tomate. 
     Ex. 70 Kcal em frutas: 1 fatia de abacaxi, 1 unidade de banana prata, 1 unidade de maçã.

c) Nível 3 = São recomendadas 3 porções de leite e seus derivados, 2 porções de carnes/ovos e 1 porção de leguminosas diariamente, de aproximadamente 120 kcal, 130 kcal e 55 kcal, por porção, respectivamente, pois as proteínas devem contribuir com, aproximadamente, 15% das calorias totais da dieta. 
      Ex. 120 Kcal em leite e derivados: 1 copo de leite integral, 1 unidade de iogurte de frutas, 2 fatias de ricota. 
      Ex. 130 Kcal em carnes e ovos: 1 bife de gado pequeno grelhado, 1 filé de frango médio grelhado, 2 ovos cozidos.
      Ex. 55 Kcal em leguminosas: 1 concha pequena de feijão, 2 colheres de sopa de lentilha, 1 colher de servir de soja cozida. 

d) Nível 4 = Estes alimentos têm lugar numa dieta saudável se consumidos com moderação. O grupo dos doces deve ser consumido eventualmente. São recomendadas 2 porções de cada um dos grupos (grupo 7 e 8), por dia, sendo que cada porção deve corresponder, aproximadamente, a 120 kcal e 80 kcal, respectivamente, pois as gorduras devem contribuir, numa dieta saudável, com 20 a 25% do aporte calórico total, não excedendo 30%.
      Atenção! Diabéticos não podem consumir o grupo dos doces (grupo 8).
     Ex. 120 Kcal em óleos e gorduras: 1 ½ colher de sopa de azeite de oliva, 1 ½ colher de sopa de óleo vegetal, 1 colher de sopa rasa de margarina.
     Ex. 80 Kcal em doces: 1 colher de sopa de açúcar, 1 colher de sopa de geléia de frutas, 4 unidades de bala. 

Atenção! As porções variam conforme as necessidades energéticas dos indivíduos. Se você necessita de menos de 2.500 Kcal, o número de porções de cada grupo será menor, para atingir as calorias necessárias para o seu metabolismo.

Procure um nutricionista para lhe orientar sobre sua necessidade energética e número de porções da pirâmide alimentar ideal para você.

5 de julho de 2009 at 00:31 5 comentários

Fibras Alimentares

fibras

 

Atualmente, as fibras alimentares são conhecidas por trazerem benefícios à saúde, atuando na prevenção e tratamento de afecções, como doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes melitus, constipação, diarréia, câncer colorretal, dentre outras.

 


O que são fibras alimentares?

As fibras são os polissacarídios vegetais da dieta, como celulose, hemiceluloses, pectinas, gomas, mucilagens e a lignina (não polissacarídio) que não são hidrolisados pelas enzimas do trato gastrointestinal, isto é, não são digeridos e absorvidos pelo intestino humano. As fibras dietéticas são classificadas em dois tipos: solúveis e insolúveis em água.

tabela fibras

Recomendações nutricionais:

Segundo a Associação Dietética Americana (ADA), o consumo de fibras alimentares para adultos deve ser de 20 a 35 g/dia.

A Fundação Americana de Saúde e a Academia Pediátrica Norte-Americana recomendam que crianças acima de 2 anos devem ter um consumo diário de fibras acrescentando-se de 5 g a 10 g à idade da criança. Para crianças menores de 2 anos não há recomendação; considera-se que o aleitamento materno esteja presente até os seis meses e, após essa idade, deve ser introduzida uma alimentação adequada, contendo frutas, verduras, legumes e outros alimentos que fornecem fibras.

O Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde, segue a recomendação de 25 g de fibras alimentares ao dia para adultos.

Tabelas de alimentos fontes de fibras:

Frutas fibras

Hortaliças

leguminosas

cereais

Atenção! A ingestão de fibras deve ser acompanhada de um maior consumo de líquidos ao longo do dia.

“Alimentar-se corretamente traz muitos benéficos à saúde, proporcionando vitalidade e bem-estar físico e mental”.

2 de julho de 2009 at 16:40 Deixe um comentário


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