Archive for abril, 2009

Gordura Trans

trans-31O que são?
As gorduras trans são um tipo específico de gordura formada por um processo de hidrogenação natural (ocorrido no rúmen de animais) ou industrial, onde ela é formada durante o procedimento químico chamado de hidrogenação (adição de hidrogênio). A hidrogenação industrial parcial das gorduras insaturadas (óleos vegetais), que geralmente são líquidas a temperatura ambiente, faz com que elas fiquem sólidas.
 
Para que servem as gorduras trans?
No processo de hidrogenação industrial, as gorduras trans são utilizadas para melhorar a consistência e o sabor dos alimentos, e para aumentar a “vida de prateleira” de alguns produtos.  
 
Quais alimentos são ricos em gordura trans?
As principais fontes de gordura trans são as margarinas (quanto mais dura a margarina, maior a concentração de gordura trans), bolos industrializados, tortas, biscoitos, salgadinhos, frituras, sorvetes. Também são encontradas naturalmente na manteiga, laticínios integrais, carnes de carneiro e bovina gorda, porém em pequenas quantidades.
 
Esse tipo de gordura faz mal para a saúde?
Sim! O excesso de gordura trans é prejudicial à saúde cardiovascular porque, além de aumentar os níveis de colesterol total e LDLcolesterol (colesterol ruim), diminuem os níveis de HDL-colesterol (colesterol bom).
 
Como é possível controlar o consumo da gordura trans?
A melhor dica para isso é evitar os alimentos citados acima. A leitura dos rótulos também permite verificar quais comidas são, ou não, ricas em gorduras trans. A partir disso, deve-se fazer escolhas mais saudáveis, dando preferência àqueles que tenham menor teor dessas gorduras. Ou, melhor ainda, que não as contenham. 
 
Como posso saber se o alimento é rico em gordura trans?
Para saber se o alimento é rico em gordura trans, basta olhar no rótulo a quantidade por porção dessa substância. Não se deve consumir mais de 2 gramas de gordura trans por dia. É importante também verificar a lista de ingredientes do alimento. Por meio dela, é possível identificar a adição de gorduras hidrogenadas durante o processo de fabricação do alimento.
 
Atenção! A legislação permite a utilização do termo “livre de gorduras trans” e outros semelhantes nos rótulos dos alimentos, quando os alimentos prontos para o consumo atendem a condição de no máximo 0,2g de gordura trans por porção. Assim, se você consumir uma porção maior do que a estabelecida na embalagem, estará consumindo um teor maior de trans e não 0% como diz no rótulo.
 
Veja na tabela abaixo a quantidade de gordura trans presente em alguns alimentos.

trans24

26 de abril de 2009 at 23:41 Deixe um comentário

Chocolate Amargo – Proteção Para Seu Coração

chocolateCertos alimentos, além das funções básicas nutricionais, possuem benefícios fisiológicos e reduzem o risco de desenvolvimento de doenças (doenças cardiovasculares, cânceres, osteoporose, problemas intestinais). Os que contêm propriedades de saúde são chamados de alimentos funcionais.

O chocolate amargo, por exemplo, é considerado um alimento funcional devido a presença do cacau em sua composição. Os componentes encontrados no cacau, os flavonóides, atuam como antioxidantes, aumentam o HDL (colesterol “bom”), diminuem a oxidação do LDL (colesterol “ruim”), reduzem agregação das plaquetas. Além disso, atuam também na diminuição da pressão arterial, prevenindo, portanto, as doenças cardiovasculares.

O chocolate amargo possui maior teor de flavonóides que o chocolate ao leite. Por isso, e devido a menor quantidade de açúcar, o chocolate amargo tem o consumo mais estimulado pelos profissionais da saúde do que os outros tipos deste produto.
 
O chocolate amargo, associado a hábitos de vida saudáveis, e a uma alimentação balanceada, pode ser consumido regularmente. Porém, é necessária uma orientação nutricional para determinação da quantidade e frequência que pode ser consumido.

Atenção! As doenças cardiovasculares lideram o índice de mortalidade no Brasil, e são responsáveis por 50% das mortes nos EUA. 

15 de abril de 2009 at 16:03 3 comentários


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