Dez Passos Para Uma Alimentação Saudável (Para Adultos):

3 de novembro de 2009 at 15:37 5 comentários

10passos adulto1Passo 1 -
Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

 

Passo 2 -
Inclua diariamente 6 porções do grupo do cereais(arroz, milho, trigo pães e mas¬sas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimen¬tos naturais.

 

Passo 3 -
Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

 

Passo 4 -
Coma feijão com arroz todos os dias ou , pelo menos, 5 vezes por semana. Esse pra¬to brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.

 

Passo 5 -
Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!

 
 
Passo 6 -
Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimen¬tos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.

 

Passo 7 -
Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.

 

Passo 8 -
Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

 

Passo 9 -
Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

 

Passo 10 -
Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.

*Fonte: Ministério da Saúde.

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Dez Passos Para Uma Alimentação Saudável (Para Crianças Menores de 2 anos): Arroz Parboilizado

5 Comentários Add your own

  • 1. Wemmerson Seixas  |  11 de dezembro de 2010 às 13:16

    Excelente post: simples e objetivo. Estimula a gente a adotar uma postura de vida mais saudável.

    Resposta
  • 2. José Pais  |  26 de outubro de 2011 às 17:35

    Muito bom simples e objetivo.Leva-nos a adotar uma vida mais saudável.

    Resposta
  • 3. joanita  |  8 de dezembro de 2011 às 22:35

    Amei encontrar esses bons passos , fiquei muito satisfeita!
    Aõ ler aprendir bons modos alimentar e tomarei mais cuidado c/ os aOlimentos.

    Obrigada……

    Resposta
  • 4. celia dantas  |  30 de maio de 2013 às 21:45

    muito bem gostei

    Resposta
  • 5. lidiane  |  27 de janeiro de 2014 às 16:48

    esse site e maravilhoso me ajudou bastante numa pesquisa escolar

    Resposta

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